
Com dificuldades financeiras em 1919 sua família se mudou para o "Morro da Mangueira" uma pequena e nascente favela que tinha menos de 50 barracos e logo Cartola conheceu Carlos Cachaça. Com 15 anos de idade abandonou os estudos ainda no primário depois da morte de sua mãe. Cartola recebeu esse apelido pois trabalhava como ajudante de pedreiro e usava uma chapéu-coco para se proteger do sol e do cimento que caia na sua cabeça e ganhou o apelido de cartola dos amigos de serviço.
Com o grupo de amigos sambistas cartola criou o bloco dos arengueiros em 1925 que depois passou a ser a escola de samba Estação Primeira de Mangueira no ano de 1928, Os sambas composto por Cartola foi cantado nas vozes de grandes nomes da nossa música como:Araci de Almeida,Carmen Miranda,Francisco Alves,Mário Reis e Silvio Caldas. Cartola foi o autor do primeiro samba que a mangueira levou para a avenida "chega de demanda"
Aos 17 anos de idade Cartola foi expulso de casa pelo pai depois de diversas brigas e então passou a beber e frequentar cabarés até cair doente em cima de uma cama onde morava sozinho em um barraco. Deolinda sua vizinha passou a cuidar dele, porém ela era casada, deixou o marido e foi com a filha morar com Cartola e pouco tempo depois morreu.
Em 1947 o Compositor viu seu samba ser desclassificado no concurso para o carnaval, contraiu meningite e ficou 3 dias em coma e passou um ano andando de moletas.
Com vergonha da sua doença Cartola passou alguns anos sumido até que o jornalista Carlos Porto o viu lavando carros e mal trapilho e resolveu ajuda-lo. Cartola era dado como morto e com a divulgação de sua aparição o rendeu outros trabalhos na rádio e matérias em jornais e revistas.
ZICARTOLA:
Em 1960 Cartola foi trabalhar como Zelador na associação das escolas de samba do Rio de Janeiro por intermédio de Carlos Porto, Lá era ponto de encontro de sambistas cariocas e dona Zica passou a fazer sopa . Foi então que por estímulos de amigos Cartola e Dona Ziza resolveram abrir um restaurante em um sobrado na Rua da Carioca. O local foi batizado como "ZICARTOLA" e foi o marco da história da musica popular brasileira onde era ponto de encontro dos maiores nomes da nossa musica.
No Final dos anos 40 e inicio dos anos 50 Cartola viva uma fase muito ruim de sua vida, ele morava com uma mulher chamada Dona Donária no Morro do Caju. Cartola vivia de esmolas e estava entregue a bebidas, foi ai que entrou a mulher que ajudou no renascimento de Cartola.
Dona Zica era apaixonada por Cartola e pelo seu trabalho, Zica levou cartola novamente para o Morro da Mangueira, foram morar em um barraco perto da quadra da escola de samba e de Carlos Cachaça. Com Dona Zica Cartola viveu até os últimos dias de sua vida.
Pesquisa/Matéria: Renilton Lopes (barrão)
Cartola o inesquecível!
ResponderExcluir