
Paulo da Portela, foi um dos que mais lutaram para mudar a imagem de que SAMBISTA é malandro e vagabundo, para isso ele obrigou que todos os integrantes da Portela se vestissem bem e com as cores da escola no dia do desfile. Paulo foi o primeiro presidente da Portela e a sua casa foi a primeira sede da escola.
Em 1937 Paulo da Portela recebeu o titulo de "CIDADÃO SAMBA" e fez sua primeira excursão ao Uruguai, ao retornar para o Brasil já no dia do Carnaval se desentendeu com integrantes da diretoria pois não deixaram seus amigos Heitor dos Prazeres e Cartola desfilarem na escola por não estarem devidamente vestidos com as cores da escola e se afastou.
Paulo da Portela foi a inspiração para a criação do personagem "Zé Carioca" e escolhido embaixador do samba no exterior.
Por conta do seu afastamento da escola Paulo compôs os sambas, "O meu Nome já Caiu no Esquecimento", ("Chora Portela, Minha Portela Querida/Eu te Fundei , Serás Minha toda a Vida") seu eterno amigo Cartola também fez um samba sobre o ocorrido. "Sala de Recepção"("Aqui se Abraça o Inimigo/ Como se Fosse um Irmão").
Após sua morte , Paulo da Portela teve suas Musicas gravadas por grandes nomes da musica, foi politicamente ativo, porém nunca se candidatou a cargo nenhum.
Em 1984 foi homenageado pela azul e branco de Madureira junto com Natal e Clara Nunes com o enredo "contos de areia" dando a escola o 21º titulo de sua história.
Nesse ano aconteceu pela primeira e unica vez o (Supercampeonato) que seria disputado pela campeã do primeiro dia do desfile que foi a Portela e a campeã do segundo dia que foi a Mangueira, Na disputa deu Mangueira unica campeã deste titulo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário