sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

CONHEÇA UM POUCO DE KATIA (VULCÃO)

Kátia Xavier (Katia vulcão) tem 28 anos, é cabeleireira e produtora cultural,  vem de uma família tradicional do nosso carnaval, é natural da cidade do Recife e uma das personalidades do carnaval pernambucano, Katia falou do seu inicio de carreira, por onde passou , como chegou no samba e de sua origem dentro da cultura pernambucana.



SAMBA PE- COM QUANTOS ANOS COMEÇOU SUA TRAJETÓRIA?
KÁTIA: Eu comecei com apenas 2 anos de idade, quando desfilava no caboclinho Oxossi Pena Branca que é da minha família onde  hoje sou destaque e vice presidente.

SAMBA PE -  SUA ORIGEM É CABOCLINHOS, QUANDO, COMO E QUEM TE LEVOU PRO SAMBA?
KÁTIA:  Rapaz , eu cheguei no samba de uma forma muito inusitada.   No ano de 2000 quando mãe Toinha era presidente ela me chamou para fazer parte da escola,  pois  o caboclinho tinha uma parceria com a escola Galeria do Ritmo, uma ajudava a outra(agremiações) cedendo pessoas para os desfiles.   Depois que mãe Toninha saiu da Galeria eu continuei e fiquei até o ano passado.

SAMBA PE - COMO VOCÊ CHEGOU A FRENTE DA BATERIA DA GALERIA DO RITMO?
KÁTIA: Como te falei, por ter uma parceria com a escola eu desfilava em "alas" e com a chegada do carnavalesco Fernando Bucan(falecido) que me fez o convite para ser a madrinha da bateria e la fiquei por 4 e maravilhosos anos e na Galeria passei 16 anos

SAMBA PE-  HOJE VOCÊ REPRESENTA ALGUM PAVILHÃO DENTRO DO SAMBA?
KÁTIA: Sim, hoje sou passista da Gigante do Samba e da Pérola do Samba, alem de ser destaque principal do caboclinho Oxossi Pena Branca

SAMBA PE - O QUE VOCÊ ACHA DESSE NOVO CANAL PRO SAMBISTA PERNAMBUCANO?
KÁTIA: Muito bom, era o que estava faltando. Não temos outro veículo que nos deixe informados sobre os acontecimentos do nosso samba e o (SAMBA PE) chegou para fazer isso, e divulgar quem realmente faz o nosso samba, pessoas anonimas mas que seguram a bandeira do samba de verdade.

Reportagem/Matéria : Renilton Lopes (barrão)

Um comentário: