O aderecista Adilson Carranca(assim como ele preferi ser chamado) deu entrevista ao nosso site e contou tudo sobre sua carreira, inicio , quem o levou para o samba, com que idade começou seus trabalhos, por onde passou e revelou fatos curiosos da sua trajetória, Carranca também citou nomes que sempre o inspirou e que foram e ainda são referencia para ele.
SAMBA PE -NOME?
CARRANCA: Adilson Cosmo da Silva (popular Carranca) risos
SAMBA PE -ONDE E COMO COMEÇOU SUA HISTÓRIA DENTRO DO SAMBA PERNAMBUCANO?
CARRANCA: Comecei no ano de 1984 na Galeria do Ritmo por convite de um amigo que me levou, então fiz parte por muitos anos da bateria da escola por convite do mestre (Zé Bico Doce) comandei a sua ala de tamborim de 1990 até 1996, porém passei por todos os outros instrumentos da bateria, toquei caixa,tamborim,repique, ganzá e surdo.
SAMBA PE -COMO RITMISTA DA ESCOLA VOCÊ SE ESPELHAVA EM ALGUÉM?
CARRANCA: Claro que sim, na época a Galeria tinha uns ritmistas de muita qualidade e meu começo foi junto desses caras e sempre apreendendo. a base da bateria era Eu, Tio, Coquinho, Jorge e Saúba.
SAMBA PE- ONDE COMEÇOU SEU TRABALHO COMO CARNAVALESCO?
CARRANCA: Foi aos 11 anos de idade eu fazia parte de uma torcida organizada da Galeria "chamada Galera Amante "e o então saudoso José Gonzaga da Cruz(Zé Bico Doce) me convidou para a escola e lá conheci uma das minhas maiores referencia Paulo Lima que viu eu riscando um papel e me chamou para dentro do barracão.
SAMBA PE - QUEM SÃO SUAS REFERENCIAS COMO CARNAVALESCO?
CARRANCA: Bom, minhas referencias são: Os saudosos Paulo Lima, Samuel Costa e Carlota, contudo tenho muito respeito ao trabalho de André paiva com quem também aprendi muito.
SAMBA PE - VOCÊ É CARNAVALESCO OU ARTISTA PLASTICO?
CARRANCA: Dentro do Samba eu não sou nenhum nem outro, me considero um "Aderecista" aquele cara que trabalha com tudo dentro do barracão.
SAMBA PE - VOCÊ TRABALHA TAMBÉM COM OUTROS RITMOS NO CARNAVAL, QUAIS SÃO?
CARRANCA: Eu faço maracatu,caboclinho,boi,troça,blocos,quadrilha entre outros
SAMBA PE - QUAL SEU PRINCIPAL TRABALHO NA SUA OPINIÃO?
CARRANCA: Eu fiz um trabalho na Galeria do Ritmo que jamais esquecerei, foi no ano de 1989 com o enredo "Quem Viver Verá"
SAMBA PE - COMO SURGIU O APELIDO CARRANCA?
CARRANCA: Eu tava trabalhando em cima de uma alegoria que eram 3 carrancas de isopor, então me desequilibrei e cair, Wellington do Pandeiro me levou para o hospital e disse " eita caiu o homem das carrancas e ai ficou até hoje" rissos novamente
SAMBA PE - DIZEM QUE VOCÊ É O CARA PARA COLOCAR UMA ESCOLA NA RUA SEM DINHEIRO, O QUE ACHA DISSO?
CARRANCA: Acho que ainda não tive uma boa oportunidade, tudo eu transformo em beleza "fantasias" papel,saco de lixo,papelão,garrafa pet,frutas e lixo literalmente
SAMBA PE - TÍTULOS NO CARNAVAL
CARRANCA: 2002 com a Galeria do Ritmo
Reportagem Beto Sambstar/Renilton Lopes
Matéria Renilton Lopes (barrão)
parabéns querido pelo seu trabalho a nossos Cultura meu padrinho!
ResponderExcluir