quarta-feira, 21 de março de 2018

SAMBA SUA HISTÓRIA E SUA ORIGEM

HISTÓRIA DO SAMBA:

O Samba é considerado por muitos críticos e especialistas de musicas como o maior gênero musical brasileiro ou o gênero tipicamente brasileiro.

A origem do samba ou a historia de sua origem nos trás uma imensa misturas de ritmos e tradições que atravessam os limites e historias do nosso país. 

O Samba teve sua origem nos antigos batuques trazidos pelos escravos vindo para o brasil, esses batuques eram geralmente associados a elementos religiosos que era entre os negros uma espécie de comunicação, um ritual através da musica, da dança, da percussão e do movimento do corpo.

A partir do seculo XIX, na cidade do Rio de Janeiro foram incorporados elementos de outros ritmos musicais, com a chegada de negros vindo principalmente da Bahia para a capital do antigo império, foi nessa época que surgiram os aglomerados em torno das religiões  Iorubás, principalmente na parte central da cidade, sobretudo na  praça onze. 

Foi na praça onze onde se concentravam um grande números de mães e pais de santos que aparaceram as primeiras rodas de sambas misturadas a elementos africanos como a polca e o maxixe.


Para o gênero samba estão diversas categorias que ao longo do tempo foram sendo acrescentadas ao nosso maior gênero musical, são eles: samba batido, bossa nova,samba choro, samba chulado, samba corrido, samba enredo, samba exaltação, samba funk, samba joia, samba maxixe, partido alto, partido cortado, samba raiado, sambalada, sambolero, samba sincopado, samba de breque, samba duro, samba de gafieira, samba rock, samba jazz, samba de  roda, samba cancão, sambalanço, samba de quadra e samba de terreiro.

ORIGEM DO SAMBA:

Uma das possíveis origens do samba seria a etnia quioco, na qual diz que a palavra samba significa cabriolar, brincar, divertir-se como cabrito,   há também quem diga que a palavra vem do banto Semba que significa umbigo ou coração.  Seria uma dança vinda de Angola onde os noivos davam umbigadas em uma espécie de ritual de fertilidade.

Já no século XX dois sambistas ficaram muito conhecidos nos redutos cariocas, João da Baiana filho da baiana Tia Perciliana de Santo Amaro da purificação que gravou o samba "batuque na cozinha" e Donga que gravou " Pelo Telefone" em 27 de Novembro de 1916, aquele que ficou conhecido como  o primeiro samba registrado e gravado em uma gravadora.

Em 1930 o gênero samba ganhou mais espaço no meio fonográfico, um dos grandes nomes da época era sambista e radialista e ficou sendo uma especie de referencia , ele tinha o apelido de " almirante e junto com Noel Rosa integrou o grupo  " bando dos tangarás"

Alguns nomes da época se tornaram referencia até hoje, nomes como Wilson das Neves, Wilson Batista, Carlos Cachaça, Noel Rosa, Cartola, Nelson Sargento, Nelson Cavaquinho, Paulo da Portela entre outros.






Nenhum comentário:

Postar um comentário