sexta-feira, 26 de maio de 2017

LENO GALERIA, A VOZ DO MORRO

SAMPA PE: QUAL SEU NOME COMPLETO E ONDE VOCÊ NASCEU?
LENO: Lenivaldo Brandão e como muitos pensam eu não nasci no Recife.

SAMBA PE:  FALE UM POUCO SOBRE SUA INFÂNCIA NO RIO DE JANEIRO?
LENO: Nasci em uma família muito pobre, meus pais não tinha muito para oferecer e passamos grandes necessidades até minha mãe vir para Recife.  

SAMBA PE: POR QUE VOCÊ ENTROU NO SAMBA E QUEM TE INSPIROU?
LENO:  Eu cantava nas festas da escola em que estudava , tinha uma professora que adora me ver cantar, eu gostava de cantar Alcione, Clara Nunes e Maria Betânia.   O meu pai era compositor de maracatu, minha mãe também cantava e eu tinha um irmão chamado José Brandão conhecido como Duda também cantava muito.

SAMBA PE:  LEMBRA QUAL FOI O DIA QUE VOCÊ OLHOU E DISSE: É ISSO QUE EU QUERO FAZER CANTAR?
LENO: Lembro sim, foi em um belo dia no trabalho do meu irmão, ele era Garson no Canavial Drogueira apareceu  Abelardo Barboza o "Chacrinha" e fez um convite a meu irmão em 1972 daí eu quando vi o meu irmão cantando amei, nesse tempo eu conheci uma família que me levou para o Rio de Janeiro e lá eu saia escondido para as quadra das escola de samba.

SAMBA PE: COMO CONHECEU A GALERIA DO RITMO?
LENO:  Um dia eu tava na Sapucaí e quando cheguei em casa liguei a TV e vi uma escola de samba de recife desfilando me encantei com aquilo, porém não sabia i nome da escola. Em 1983 voltei a Recife eu estava com a minha perna operada no joelho e fui no morro da Conceição pergunta o nome da escola e me disseram que era Galeria do Ritimo.  A Galeria estava desfilando no alto José do pinho mesmo com minha perna operada eu fui atrás dela chorando com muita dor.  Lá no alto José do pinho estava desfilando duas escola a Galeria e Gigante do samba, olhei as duas, como é de costume no Rio você beija o pavilhão da escola que você ama e vir uma porta bandeira com o pavilhão da escola Galeria do Ritimo e pedi a porta bandeira chamada Nena é disse pra ela, posso beija esse pavilhão, ela disse pode meu amor eu beijei e ela deixou eu carrega o pavilhão da escola, comecei a cantar nos bares do morro, no bar de lula e nos outros.

SAMBA PE: COMO CHEGOU NA GALERIA DO RITMO?
LENO:   Então um belo dia o carnavalesco o Paulo Lima me ouviu canta, ele o Carlota disse eu vou colocar esse garoto no palco de Galeria. e em um certo  domingo eu estava na quadra da Galeria do Ritmo o carnavalesco o Paulo Lima disse para mim hoje eu vou lhe chama pra cantar, eu disse para ele, não eu tenho vergonha e ele disse mais eu vou lhe chama, era oito horas da noite ele o Paulo Lima estava cantando e a quadra estava cheia de gente aí ele terminou de canta e disse para todo pessoal que estava na quadra eu tenho a honra de chama um garoto aqui nesse palco para canta e disse passe aqui Leno para mostra sua voz para esse público. E foi assim que cheguei na galeria.

SAMBA PE: COMO GANHOU O NOME LENO GALERIA?
LENO:  Foi exatamente nesse dia que citei acima,   eu subi e cantei o primeiro samba da Cubango uma escola de samba do Rio de Janeiro, o samba da clara Nunes Portela na avenida foi aí quando eu tentei de cantar, o carnavalesco  Paulo Lima junto com o Carlinho disse eu tenho a honra de dá o nome artístico desse menino que será chamado de Leno Galeria.

 SAMBA PE: VOCÊ TEM ALGUMA MAGOA NO SAMBA?
LENO: Sim, fiz muito por Galeria , trabalhei muito no barracão da escola e nunca ganhei nada da escola, nunca tive uma homenagem da escola em nada. ainda amo a Galeria , porém hoje prefiro está afastado isso me entristece muito.

SAMBA PE: UM MOMENTO INESQUECÍVEL NA SUA VIDA?
LENO: Foi no ano do samba "Raizes " todos os grandes compositores estavam na quadra,  Virgilio de Andrade, Edson Vieira, Heleno Louvação entre outros.   quando os compositores Luizinho da federal e Canoto da Cuíca me chamaram e falaram você tem que cantar nosso samba, mas eu não sabia a letra. Luizinho me deu a letra e cantou para mim , quando souberam que eu iria defender o samba de Luizinho, um dos compositores concorrentes colocou um revolver na minha boca e disse, você não vai cantar, meu irão na época era vivo, viu a cena e disse vá cantar ninguém vai mexer com você, eu subi no palco e tive uma ideia que via os interpretes fazer no Rio de Janeiro, eu declamei a letra do samba para poder memorizar.   depois disso defendi o samba no concurso e fui para casa e logo recebi uma ligação dizendo que o samba foi campeão e eu tinha ganho o troféu de melhor interprete. esse momento foi realmente inesquecível.

SAMBA PE: QUANTOS SAMBAS VOCÊ JÁ DISPUTOU E VENCEU AQUI NO RECIFE E QUEM SÃO SEUS PARCEIROS DE COMPOSIÇÕES?
LENO:   Já ganhei na Galeria do Ritmo, na Turma do Saberé, nos Donzelos de São José.  e meus parceiros foram Luizinho da federal, Canoto da Cuíca,Gugu Tamborim e Felipe Cabeça.

SAMBA PE: QUAL SUA OPINIÃO PARA OS NOVOS COMPOSITORES?
LENO: Eu fico muito triste quando vejo um bom samba como vejo na galeria não ir para avenida, e alguns compositores fazer samba pra outras escolas só por pirraça, pra querer aparecer mais que na sua própria escola.   Eu sou e sempre serei Galeria do Ritmo e nunca estarei em outra agremiação, contudo respeito todas. 

ENTREVISTA/MATÉRIA: RENILTON LOPES

Nenhum comentário:

Postar um comentário