terça-feira, 2 de maio de 2017

CRIS GALVÃO BATE UM PAPO COM O "SAMBA PE"

SAMBA PE: NOME COMPLETO?
CRIS: Cristiano de Lima Galvão

SAMBA PE: ONDE VOCÊ NASCEU?
CRIS: Sou natural da cidade do Recife

SAMBA PE: VOCÊ TEM FAMÍLIA TRADICIONAL NO SAMBA?
CRIS:  Não,  e eu aprendi a gostar com meu avô paterno.    Da minha família, só eu trabalho com samba.... Minha mãe e irmãos são evangélicos.

SAMBA ´PE:  COMO CHEGOU NO SAMBA?
CRIS:   Através do meu avô paterno. Ele era marceneiro e ouvia muitos bambas da época.... Ataulfo Alves, Nelson Cavaquinho, Ivone Lara, Bezerra da Silva, Candeia, Paulinho da Viola, Clementina de Jesus, Adoniran Barbosa, Cartola, Nelson Gonçalves(em inesquecíveis interpretações) e outros/as.

SAMBA PE: COM QUANTOS ANOS VOCÊ ENTROU NO MEIO E ONDE FREQUENTAVA?
CRIS:   Aos 14 anos, comecei à me interessar por instrumentos de percussão.... O reco-reco e o tantã me encantaram.  Comecei à ir em rodas de chorinho, que rolava em Agua Fria, minhas raízes.

SAMBA PE: VOCÊ SÓ CANTA OU COMPÕE TAMBÉM? 
CRIS: Sou cantor e produtor cultural, Já compus três sambas, um finalizado, os outros ainda não(musicalmente). Falta definir harmonia.

SAMBA PE: QUEM SÃO SEU PRINCIPAIS PARCEIROS NAS COMPOSIÇÕES?
CRIS:  Não tenho parceiros certos..... Já contactei alguns daqui de PE (D. Selma, minha comadre e madrinha/Izaías Lima/Arlindo Jr/Elias Paulino/Jorge Ribas.... E do RJ e SP.  Além de parceiros de João Pessoa,Maceió,Bahia e Natal.

SAMBA PE: QUAL SUA OPINIÃO PARA O MOMENTO ATUAL DO SAMBA PERNAMBUCANO?
CRIS:  Hoje, em alguns aspectos, há pontos a serem corrigidos... O samba em PE tem que ser mais visto, mais divulgado. Essa questão de valorização depende muito do que vá se apresentar. A valorização, primeiro, começa com quem, ou grupo, quer vai se apresentar. Não adianta você entrar no samba e não ter um trabalho consistente para oferecer..... Entrar por entrar e com um tempo, o trabalho dissolver. Trabalho com samba é responsabilidade.
Existem movimentos que querem fazer valer o trabalho com o samba.... Mas são poucos reconhecidos. Muita gente não sabe o que acontece por trás de um trabalho com samba(eventos próprios, administração de grupos, ralação para firmar carreira solo, busca de apoios, músicos, composições...).

SAMBA PE: VOCÊ TEM ALGUM CD GRAVADO E QUAIS SÃO SEUS PROJETOS PARA O FUTURO?
CRIS: Estou na construção do CD,Tenho um.promocional com  alguns sambas gravado em 2008, Projetos futuros: Gravação do CD, Continuação com o Terreiro de Samba(projeto que administro) e parcerias para composições.

ENTREVISTA E MATÉRIA: RENILTON LOPES

Nenhum comentário:

Postar um comentário