
NILSON: Edenílson André da Silva
SAMBA PE: VEM DE FAMÍLIA TRADICIONAL NO SAMBA?
NILSON: Sim, desde a barriga da minha mãe já estava no samba e foi ela que levou meu pai para o samba também . Sou filho da Severina Baiana e de Nino que é da Harmonia da Galeria do Ritmo, eles sempre estiveram presentes no samba , a quadra da Galeria do Ritmo era praticamente minha segunda casa.
SAMBA PE: DENTRO DA GALERIA DO RITMO , POR ONDE MAIS PASSOU?
NILSON: Então, na bateria passei por todos os instrumentos, sendo auxiliar do saudoso mestre Bico Doce, depois fui convidado para fazer parte da ala de compositores da escola com apenas 13 anos de idade, após ter ficado em segundo lugar em um concurso de samba de quadra em homenagem a o fundador da escola José Emílio , irmão do mestre Naná. Aos 16 anos fui um dos interpretes da escola junto com Paulo Márcio.
SAMBA PE: COMO COMPOSITOR, EMPLACOU ALGUM SAMBA NA AVENIDA?
NILSON: Por incrível que pareça não, mas refiz um samba todo junto com o também compositor Gugu Tamborim, acho que pouco antes da saída de mãe Toinha .
SAMBA PE: VOCÊ FOI UM DOS FUNDADORES DA UNIDOS DO ESCAILABE , FALE UM POUCO SOBRE ESSA ÉPOCA?
NILSON: Ah! que bom falar sobre isso... fui fundador sim, Gugu me convidou na época, porém o projeto que se tinha era outro. Era para a escola crescer aos poucos junto com a comunidade, teríamos trabalhos sociais , meu grande sonho era formar uma bateria desde o inicio, mas a ansiedade de alguns acabou atropelando o projeto. Tive grande participação na escolha das cores da escola junto com Nado Poeta, no pavilhão e na elaboração do estatuto junto com Ninô.
SAMBA PE: VOCÊ CONHECE DE PERTO O CARNAVAL CARIOCA, DEFINA A DIFERENÇA ENTRE O CARNAVAL CARIOCA E O RECIFENSE GUARDANDO A DEVIDA PROPORÇÃO ?
NILSON: Estou sempre indo ao Rio desde 2008, em 2009 desfilei na Grande Rio com o mestre Odilon, e pude acompanhar de perto as baterias da Portela, Império Serrano e Beija Flor.
SAMBA PE: COMO VER O MOMENTO ATUAL DO SAMBA PERNAMBUCANO?
NILSON: Vejo que, as pessoas que comandam as escolas aqui não entendem o suficiente de como se faz e qual o propósito de uma escola de samba. Nosso momento é difícil e preocupante , vamos precisar da união de todos para isso mudar.
SAMBA PE: PROJETOS FUTUROS?
NILSON: No samba não tenho a não ser se aparecer uma proposta que esteja alinhada com a minha... por enquanto prefiro ficar indo ao Rio para aprimorar meus conhecimentos .
SAMBA PE: UM BATE BOLA RÁPIDO! QUAL SEU TIME DE FUTEBOL, UMA MÚSICA, UM LIVRO, UM PERFUME, UM FILME E ESCOLA DE SAMBA ?
NILSON: Time Santa Cruz e Botafogo/RJ, Música Portela Minha Vida , Livro O Livro dos Espíritos, Perfume Malbec, Filme Nosso Lar e Escola de samba Portela e Galeria do Ritmo.
SAMBA PE: COMO MÚSICO , POR QUAIS GRUPO JÁ PASSOU?
NILSON? Comecei no grupo Fruto Novo, depois passei pelo Doce Magia, fui para o Mania Brasileira, estive no Raça Brasileira, grupo Society e por último fiz parte do Recife Samba Show
Nenhum comentário:
Postar um comentário