quinta-feira, 19 de julho de 2018

SAMBA PERNAMBUCANO CADA DIA MAIS DECADENTE

Como já dizia o poeta " samba agoniza , mas não morre" verdade, contudo ele se referiu ao gênero musical e todos esquecem que ele é do Rio de Janeiro.que existe uma cultura única/ ou outras culturas relacionadas ao samba também.

Em Pernambuco tudo é diferente , pois o estado é multicultural, o samba aqui ainda tem força por conta de alguns amantes/apaixonados do gênero.  Quando me refiro em samba em Pernambuco não me refiro a um todo , falo especificamente do sambas nas "escolas de sambas".

Segundo levantamento feito pelo nosso site , em Pernambuco já foram registras mas de 150 escolas de sambas, onde hoje apenas 10 fazem carnaval.  São 4 escolas no grupo especial que brigam pelo Titulo: Gigante do Samba, Galeria do Ritmo, Pérola do Samba e Unidos do Escailabe,  isso nos grupos especial e de acesso,  apesar que a Gigante do Samba vem na atualidade sem correntes com 11 campeonatos seguidos.

O site procurou sambistas reconhecidamente como "velha guarda" para saber o porque de tanta decadência.  Nomes como do Radialista  Paulo Silva , do compositor Heleno Louvação e do sambista Marcos Simão.

Segundo eles "velha guarda" Pernambuco já teve oficialmente mais de 150 escolas de sambas e por conta de má administração hoje a maioria não existe mais e outras até existem , mas por falta de intensivo publico não tem condições de fazer carnaval.

Nomes tradicionais como Limonil, Estudantes de São José, Rebeldes do Samba, Unidos de São Carlos, 4 de Outubro entre outras, hoje fazem  apenas mera figuração  no carnaval. 

Outro motivo para o enfraquecimento do samba é a chegada de empresario dentro do samba , sem conhecimento algum e sem amor pelo que faz dentro das escolas.

Samba é cultura , Samba não é negocio. enquanto os amantes e representantes legais de cada escola não se atentarem para esse detalhe o "negocio" só vai piorar.

Por outro lado como dizia o poeta " o samba agoniza , mas não morre" em Pernambuco tem uma nova geração de sambistas (escolas de sambas) que levantam firma essa bandeiras .   Nomes como o de Rafael Nunes presidente da Pérola do Samba ,  Thomas Wallace (jacaré) presidente do Sindicato do Samba, Sandrinho da Limonil e Beto Sambstar repórter do nosso blog.





Nenhum comentário:

Postar um comentário