
MARTA: Marta Valéria França da Silva
SAMBA PE: VOCÊ VEM DE FAMÍLIA TRADICIONAL DO SAMBA?
MARTA: Não , mas fui apresentada a cultura popular ainda menina
SAMBA PE: COMO E QUANDO CHEGOU NO SAMBA?
MARTA: Em 2005 houve um concurso de rainha do samba de pernambuco realizado pela Fesape na gestão de Waldeck, onde fui convidada a participar , André Paiva que na época era carnavalesco da Galeria me ajudou. Ganhei o segundo lugar de princesa do samba de pernambuco e a presidente da Galeria do Ritmo Mãe Toinha me chamou para ser a Rainha da Bateria .
SAMBA PE: VOCÊ SE INSPIRA EM ALGUMA RAINHA / MADRINHA DO CARNAVAL?
MARTA: Sim, sou fã de Camila Silva, representante do carnaval de São Paulo, ela é a humildade em pessoa e faz seu carnaval com muito amor ao samba, acompanho e admiro muito o trabalho dela
SAMBA PE: COMO VER O MOMENTO ATUAL DO SAMBA DE PERNAMBUCO(ESCOLAS DE SAMBAS)?
MARTA: O Samba de Pernambuco é muito rico em talentos em suas comunidades, mas precisas de planejamentos , regras, éticas e muito respeito ao trabalho de cada um. Todos falam em união e humildade , mas vejo poucos praticando. Samba e Cultura são trabalho sociais com as pessoas e não é um negócio, disputas pessoais ou discórdias
SAMBA PE: O SAMBA PERNAMBUCANO NÃO TEM APOIO DA GRANDE MÍDIA LOCAL, QUAL SUA OPINIÃO SOBRE ISSO?
MARTA: Somos forte, o samba em si só tem visibilidade apenas no período do carnaval, eu não vejo planejamento de nós mesmo para mudar essa situação, acredito que a união de todos os ritmos culturas mudaria essa questão. Eu particularmente apoio projetos como o do Blog Samba PE, que continua Firme e Forte defendendo nossa bandeira .
SAMBA PE: PLANOS PARA O FUTURO?
MARTA : Continuar defendendo a Cultura de Pernambuco , juntamente com a Galeria do Ritmo, minha escola , com a minha bateria e com minha comunidade que abraçou a minha e minha família com muito carinho e respeito e pretendo contribuir saudavelmente aos projetos culturais.
SAMBA PE: BATE BOLA RÁPIDO= TIME DE FUTEBOL, UM FILME, UM PERFUME, UM LIVRO E O QUE FAZ NAS HORAS VAGAS?
MARTA: Time Santa Cruz, Filme A Cabana, pra mim foi uma lição de vida, Perfume Alfazema do vidro com uma moça, me faz lembrar da minha vó (indígena), um Livro A cabana e o livro dos espíritos de Alan Kardeck e nas horas vagas gosto de estudar e treinar e ficar com minha famíia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário