sexta-feira, 1 de março de 2019

FIM DE CONTRATO ENTRE GLOBO E LIESA ABRE CHANCE PARA OUTRAS EMISSORAS EM 2020

Os desfiles dos próximos dias (02)Domingo  e (03)Segunda , serão os últimos sob a vigência do atual contrato de direitos de transmissão entre a LIESA (Liga Independentes das Escolas de sambas do Rio de Janeiro) e TV Globo.

Até o momento não ocorreram reunião para tratar da renovação deste compromisso. Contudo, já existe lobbys internos em prol de um acordo para o próximo ano.  Antes do novo acordo, existe inúmeros fatores que precisam ser avaliados.

Com a chegada de novos dirigentes das escolas com novas ideias de negócios poderá mudar o atual modelo de contrato.   E este cenário é a principal diferença desta renovação de vínculos de transmissão entre a Liesa e a Globo.

Atualmente , a TV Globo destina cerca de 1,5 milhões de reais para cada Escola de Samba, esse pagamento é dividido em seis parcelas , a partir de junho de cada ano.  Com esse dinheiro , a TV Globo garante o direito de transmissão em TV aberta, TV fechada e plataformas digitais.

Com  a falência da TV Manchete que também tinha os direitos de transmissão, a TV Globo detém exclusivamente os direitos de transmissão dos desfiles do Rio de Janeiro desde o ano 2000.

A base de vinculo de transmissão entre Liesa e Globo, é o mesmo desde o ano 2000, a audiência da Globo é algo que não se pode ser desconsiderada, contudo a televisão mudou, existe novas mídias (Internet, Redes Sociais , Netflix, YouTube e Facebook)
na mesma forma que apareceram novas oportunidades de negócios que ainda não foram explorada pelo samba.

Somos conhecido no exterior como o país do samba e do futebol, no entanto, as transmissões existe há 30 anos e não temos um canal fechado dedicado exclusivamente ao samba.  Isso acontece mesmo com o presidente da Liesa ter Vinculo com o grupo Globo que é dona da Globosat considerada a maior programadora de TV por assinatura da América Latina.

Para a nova geração de dirigentes, o formato deveria ser como o futebol, em cotas por plataformas, como: Streaming, TV paga e aberta, abrindo concorrência para a melhor oferta.

Os desfiles das escolas de sambas são viabilizadas por tres pilares de arrecadações , o dinheiro da Prefeitura, o dinheiro da Globo e os Ingressos.  Esse montante chega a R$ 6 milhões de reais .

Nenhum comentário:

Postar um comentário