
O bloco carnavalesco cultural Sindicato do Samba foi fundado por vários sambistas de escolas de sambas do Recife, eles se encontravam as sextas feiras antes do ensaio da bateria da escola Gigante do Samba para tomar uma cerveja e conversar .
A maioria dos fundadores são da escola Gigante do Samba e apenas um da Galeria do Ritmo, as cores Verde e Rosa é em homenagem a escola de samba carioca Estação Primeira de Mangueira, escola por quem torce a maioria dos fundares.
Esse ano o bloco desfilou com um mini trio, mestre- sala e porta bandeira, passistas , o mascote e seus interpretes , Siro Vasco, Negão jaé, Paulinho, Riquinho e Nininho do Pandeiro.
O bloco tem um percurso de aproximadamente 2 km, saindo em frente a academia Cia do Corpo e terminando em frente a quadra da escola Gigante do Samba. Os foliões brincaram até a madrugada na sede do bloco após o desfile .
" Esse ano nossa bateria vem com 120 ritmistas, a cada ano que passa o bloco vem crescendo , é muito gratificante para todos nós que fazemos o Sindicato. O trabalho cresce a cresce a cada ano que se passa, contudo como diz nosso lema, seguimos firme e forte" disse Jacaré, presidente do bloco.
A ideia da fundação do bloco era reunir os sambistas para bater papo e tomar uma gelada, com tudo o Sindicato do Samba, hoje tem projetos sociais onde as crianças do bairro aprendem percussão entre os trabalhos .